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Aprenda facilmente a programar o "Flash" com "ActionScript" 3.0

ActionScript 3.0 Fundamentos
Este curso possui Certificação Render disponível
Nível deste curso: Básico
Equivalente a 24 horas de aulas presenciais
05:06 horas de videoaulas gravadas em português
Legenda disponível no curso online
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O programa Adobe Flash é um poderoso "software" para construção de animações, "banners", "websites", pequenos jogos, entre outras possibilidades. E para ser possível construir todos esses elementos, a linguagem de programação ActionScript 3.0 pode ser usada como uma grande aliada. Saiba trabalhar com: variáveis, funções, propriedade de "Movie Clip", eventos, estruturas condicionais, botões, arquivos externos, e muito mais. Aprenda de forma simples como utilizar a linguagem de programação "ActionScript" para a criação de seus projetos e "web sites" dinâmicos.
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Objetivos do Curso:
  • Ensinar os principais comandos de "ActionScript" 3.0: Variáveis, Funções, "Movie Clip", Eventos, Botões, carregamento de arquivos externos tais como SWF, JPG, PNG, GIF e TXT;
  • Permitir que cada aluno aprenda os principais comandos do ActionScript 3.0, de tal forma que ele seja capaz de desenvolver seus próprios códigos;
  • Capacitar o aluno para desenvolver projetos práticos e criar um pequeno site;
A quem se destina:
  • Iniciantes ou estudantes do programa Adobe Flash e/ou ActionScript;
  • Para todos que desejam aprender a programar com ActionScript 3.0;
Conhecimentos necessários:
  • Estar familiarizado com o uso básico de computadores em ambiente Windows;
  • Conhecimento básico do Adobe Flash CS, CS2, CS3, CS4 ou CS5;
Usabilidade:
  • Totalmente em português;
Configuração mínima:
  • Para curso Online:
    • Navegador de internet atualizado com suporte a vídeos com tecnologia HTML5;
    • Placa de SOM e Caixas Acústicas;
    • Tela com largura mínima de resolução de 980 pixels (recomendado 1024x768);
    • Não requer instalação do computador;
  • Para curso em Download / DVD-ROM:
    • Micro: Pentium IV 1.8 Ghz/Athlon 1500XP, 512 Mb de RAM;
    • Kit Multimídia com DVD-ROM;
    • Placa de SOM e Caixas Acústicas;
    • Monitor SVGA (1024x768) com 24 bits de cor;
    • Espaço mínimo em disco recomendado para instalação: 2.0 Gb;
    • Tamanho do arquivo para Download: 663 Mb;
Sistema operacional:
  • Para curso em Download / DVD-ROM:
    • Windows 2000 / XP / VISTA / 7 / 8;

A Certificação RENDER valida o aprendizado dos alunos e profissionais do mercado através de um teste online referente ao conteúdo de cada Curso Render. Atingindo a nota de aprovação do Teste de Certificação, a Render disponibiliza* o Certificado de Aprovação gratuitamente.

Como obter o Certificado de Aprovação?

Fazendo o Teste de Certificação e atingindo 70% de acertos das perguntas, o certificado de aprovação ficará disponível na sua área do aluno para download, o qual poderá ser impresso pelo aluno da forma que desejar (veja detalhes do Certificado de Aprovação).

O que é o Teste de Certificação?

É uma avaliação online com perguntas elaboradas sobre os assuntos abordados no Curso ActionScript 3.0 Fundamentos.

Quem Pode fazer o Teste de Certificação?

Todos que adquirirem o Curso ActionScript 3.0 Fundamentos em DVD-ROM, Download ou Online com Período de 360 dias. Para aquisições do período inferiores a 360 dias o teste de certificação deve ser adquirido separadamente.

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Para obter esta carga horária nós disponibilizamos* Certificados de Aprovação para os cursos. Nossos certificados possuem validade nacional e são amplamente reconhecidos pelas melhores universidades brasileiras por nossa metodologia inovadora e garantia do aprendizado!

Você também pode consultar a veracidade de seu Certificado na página de Consulta de Certificado.

*O Certificado de Aprovação será disponibilizado na área do aluno para download. O arquivo de imagem possui alta qualidade e poderá ser impresso pelo aluno da forma que desejar.

Criação e desenvolvimento:
RENDER Cursos, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de ensino para as áreas de Design, Projeto, Engenharia, Ferramentas de criação e Web, tem como compromisso fazer o melhor material didático para o rápido aprendizado de tecnologias a nível profissional.
Autoria:
  • Silvio Ferreira ;
Revisão e finalização:
  • Egidio Rodrigues de Souza ;
Locução:
  • Stúdio R www.studiorjingles.com ;
Todos os direitos estão reservados para Render Cursos Ltda.

Render Cursos
Descrição
Detalhes
Requisitos
Certificação
Autores
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ActionScript 3.0 Fundamentos+ PHP com MySQL
De: R$ 198,00
Por: R$ 151,20 ou
6X de R$ 25,20
sem juros no cartão
Compre Junto e economize!
ActionScript 3.0 Fundamentos+ Lógica de Programação
De: R$ 248,00
Por: R$ 178,20 ou
7X de R$ 25,46
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ActionScript 3.0 Fundamentos+ PHP com MySQL
De: R$ 198,00
Por: R$ 160,20 ou
6X de R$ 26,70
sem juros no cartão
Módulos:
Neste módulo conheceremos o "ActionScript" 3.0, o programa Adobe "Flash" CS5 e o que podemos fazer com eles. Faremos uma introdução à linguagem e à interface do Adobe "Flash" e estudaremos elementos como barra de menus, painéis, palco, linha do tempo, comentários, "case sensitive", e operadores.
Arquivos
Tempo
Status
O que é ActionScript
--
04:58
--
Conhecendo o Programa Adobe Flash CS5
--
04:39
--
Iniciando o Uso do Adobe Flash - Conhecendo a Tela de Entrada
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05:08
--
Apresentação da Interface - Barra de Menus e Painel de Ferramentas
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03:22
--
Conhecendo Componentes Importantes - Palco, Linha do Tempo e Camadas
--
05:26
--
Conhecendo o Painel de Digitação de Códigos - Utilizando o Painel Ações
--
06:07
--
Inserindo Comentários - "Case Sensitive" e Primeiro Código
--
08:32
--
Trabalhando com Operadores - Aritméticos, Comparativos e Outros
--
07:23
--
Neste módulo veremos o que são variáveis com exemplos fáceis de acompanhar, através de códigos explicados passo a passo. Esse é um conhecimento básico e indispensável. Entenderemos e estudaremos cada detalhe de uma variável, os caracteres que podemos usar ou não nos nomes e os tipos de dados "String", "Number", "Int", "Uint" e "Boolen".
Arquivos
Tempo
Status
Entendendo as Variáveis - Um Exemplo Hipotético
--
04:01
--
Escrevendo o Código Corretamente - Sintaxe Correta de uma Variável
--
06:11
--
A Importância dos Nomes das Variáveis - Cuidados ao Escrever
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03:51
--
Trabalhando com Dados do Tipo Texto - "String"
--
02:54
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Trabalhando com Números e Valores Lógicos - "Number", "Int", "Uint" e "Boolean"
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05:32
--
União e Medidas do Comprimento de "Strings" - Concatenação e Propriedade "Length".
--
05:17
--
Trabalhando com Valores Numéricos - Comando "Number"
--
06:02
--
Exemplo Prático - Exibindo o Conteúdo de uma "String" em um Campo de Texto Dinâmico
06:04
--
Neste módulo aprenderemos a escrever nossas próprias funções. Entenderemos de fato o que elas são, sua sintaxe e como chamá-las em qualquer ponto de um código e retorno de valores.
Arquivos
Tempo
Status
O Que São Funções e Para Que Servem
--
03:35
--
Estrutura da Função - Palavra Chave, Nome e Comando
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03:13
--
Como Programar e Chamar uma Função.
--
03:22
--
Como Usar a mesma Função para Retornar Valores Diferentes - Trabalhando com Parâmetros
--
05:01
--
Exemplo Prático - Escrevendo uma Mensagem de Boas Vindas no Palco
04:26
--
Neste módulo criaremos "Movie Clips" e manipularemos suas propriedades através do "ActionScript". O "Movie Clip" é um elemento básico em projetos criados no "Adobe Flash" e é um conhecimento primário a todos que almejam trabalhar com esse "software" e com a linguagem "ActionScript". Aprenderemos a criá-los, e a manipular suas propriedades via código, tais como: "alpha", largura e altura, escala e uso de máscaras.
Arquivos
Tempo
Status
Como Criar um "Movie Clip"
--
05:42
--
Nomeando Objetos - Conhecendo os Nomes de Instância
--
05:51
--
Tornando os Objetos Opacos ou Transparentes - Propriedade "Alpha"
--
05:04
--
Alterando as Dimensões via "ActionScript"
--
04:21
--
Alterando as Dimensões Através de Porcentagens - Escalas X e Y
--
05:31
--
Coordenadas Horizontal, Vertical e Rotação - Posicionando e Rotacionando Objetos
--
05:27
--
Criando Máscaras - Objeto "Mask"
06:04
--
Exemplo Prático - "Banner" com Máscara
05:25
--
Saber o que são como trabalhar com Eventos é o primeiro passo para desenvolvermos botões funcionais, ou seja, botões que ao serem clicados darão ao usuário acesso a um determinado conteúdo. Além dos botões podemos também linkar "banners". Neste módulo conheceremos os eventos e aprenderemos a linkar um "banner" com exemplos fáceis de acompanhar. Veremos também um exemplo prático onde desenvolveremos um pequeno Menu.
Arquivos
Tempo
Status
O que são Eventos? - Eventos e Interatividades
--
03:54
--
Sintaxe de Eventos - Classe, Tipo, e Função Ouvinte
--
05:25
--
Criando um "Banner"
06:55
--
Como Linkar um "Banner" Usando Códigos - Eventos do "Mouse"
--
06:10
--
Exemplo Prático - Construção de um "Menu"
06:04
--
Neste módulo estudaremos as Estruturas Condicionais. Estrutura condicional é um conceito muito poderoso e presente no "ActionScript" 3.0. Neste módulo aprenderemos a programar essas estruturas, através de explicações e exemplos fáceis de acompanhar, compreender e praticar. Aprenderemos sobre a estrutura "If", que é SE, e a estrutura "Else", que definimos como SENÃO.
Arquivos
Tempo
Status
Estruturas Condicionais - "If" e "Else"
--
04:21
--
Programando Estruturas Condicionais - Partindo Para a Prática.
--
05:28
--
Exemplo Prático - Utilizando Estruturas Condicionais
09:33
--
Neste módulo aprenderemos a criar Botões e linká-los. Veremos os estados "Up, "Over" e "Down", códigos e exemplos práticos. Os botões são os principais elementos interativos em um site. Um bom site deve fazer uso desse elemento visual que, se bem construído, torna-se um convite para que os visitantes cliquem nele e obtenham acesso às mais variadas informações.
Arquivos
Tempo
Status
Entenda os Estados de um Botão - "Up", "Over" e "Down"
--
04:03
--
Como Criar um Botão - Botões, Estados e Construção de um Botão Básico
--
06:59
--
Utilizando Códigos para Fazer o Botão Funcionar
--
04:23
--
Exemplo Prático - Programando Vários Botões
05:33
--
Ao construir "Web Sites" em "Flash" e "ActionScript" 3.0 trabalhamos diretamente com o carregamento de arquivos externos. Os "Web Sites" devem ser leves, para que os visitantes possam acessar o conteúdo rapidamente. E para permitir que ele fique o mais leve possível, podemos construir todo o conteúdo do "site" de forma fragmentada, composto por vários arquivos. Neste módulo aprenderemos a carregar arquivos externos com extensão SWF, JPG, GIF ou PNG. Conheceremos o objeto "Loader" e faremos carregamento de arquivos externos para o palco.
Arquivos
Tempo
Status
Como Fazer um Carregamento Básico - Objeto "Loader"
--
05:29
--
Posicionamento do Arquivo no Palco - Controlando Onde o Arquivo será Carregado
--
04:38
--
Carregamento de Arquivos Externos - Controlando Quando o Arquivo será Carregado
05:37
--
Exemplo Prático - Carregamento de Imagens
05:54
--
Neste módulo trabalharemos com o carregamento de arquivos externos com extensão TXT. Veremos como inserir botões e um campo de texto dinâmico, como instanciá-los, quais os códigos necessários e conheceremos o objeto "URLLoder".
Arquivos
Tempo
Status
Inserção do Botão e Texto Dinâmico - O que é Necessário para Carregar um Arquivo TXT
06:10
--
Inserindo Códigos - "Script" em Detalhes
05:09
--
Como Linkar o Botão
06:51
--
Como Inserir Barra de Rolagem - Trabalhando com Textos Longos
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03:19
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Exemplo Prático - Construindo um "Web Site" Básico
07:33
--
Neste módulo iremos passo a passo, desenvolver um pequeno "web site" em "Flash" e "ActionScript" 3.0. Estudaremos todos os detalhes da construção, desde o "layout", botões, construção do conteúdo, organização da "timeline", nomeação de "label", carregamento de arquivo, ativação dos botões e digitação de todos os códigos. Veremos ainda, passo a passo e em detalhes, a construção de um álbum de fotos digitais, desde a preparação do palco e "timeline", importação das imagens, nomes de instância, e posterior digitação de códigos.
Arquivos
Tempo
Status
"Layout" Base - O Desenho do "Site"
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05:43
--
Construção dos Botões - Nomes de Instâncias e Coordenadas
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04:16
--
Conteúdo - Desenvolvimento dos Arquivos Externos
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05:48
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Organização da "Timeline" e Carregamento de Conteúdo - Como Rotular "Frames" e Digitar "Sripts" para Carregar os Arquivos SWF
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06:39
--
Ativando Botões - Programação AS 3.0
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04:33
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Exemplo Prático - Parte I - Construindo um Álbum de Fotos Digitais: Construção do "Layout"
04:46
--
Exemplo Prático - Parte II - Finalização e Códigos AS 3.0
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06:50
--
Exercício Complementar - Faça o seu Próprio Web Site
--
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Segunda à Quinta-feira: 8h às 12h; 13h às 18h.
Sexta-feira: 8h às 12h; 13h às 17h.
Suporte a partir das 12h (Segunda à Sexta-feira).
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